A Missão Internacional do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), em São Tomé e Príncipe, ocorreu em setembro de 2013. Planejada com a Direção de Educação de Jovens e Adultos (DEJA) do Ministério da Educação daquele País, a Missão teve com foco a pesquisa histórica e recente da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A pesquisa em São Tomé e Príncipe contou com a participação das professoras do Instituto de Ciências da Natureza e Matemática da Unilab, Jacqueline Freire e Sinara Almeida; além do professor do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Itamar Nobre.
O reencontro de educadores, educadoras e alfabetizandos que trabalharam com Paulo Freire foi um momento rico de aprendizagem sobre história e educação, no País. A pedagogia freiriana tem sido uma referência histórica para as práticas educativas em São Tomé e Príncipe, que contou com a colaboração direta de Paulo Freire, na campanha de alfabetização, no período pós-independência. Paulo Freire, durante exílio, trabalhou, em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola, entre 1975 e 1980, ajudando os governos e seus povos a construírem as nações recém-libertadas do domínio português, a partir de um trabalho de educação popular.
Durante as incursões de campo, foram coletados materiais sobre Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa fez ainda incursões no Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe, na Biblioteca Nacional e no Instituto Camões.
Um dos pontos altos da Missão foi uma roda de conversa na comunidade de Monte Mário, no sul de São Tomé e Príncipe, a qual é um símbolo nacional da campanha de alfabetização, no país.