O Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS) realizou, em junho de 2012, Missão Internacional à Moçambique. A agenda da Missão foi articulada em parceria com o diretor nacional da Direção Nacional de Alfabetização de Educação de Adultos (DINAEA/Ministério da Educação), Laurindo Nhacune.
O Reitor da Unilab, Paulo Speller, participou da Missão, junto com os docentes e pesquisadores/as Maria Aparecida, Albanise Marinho e Carlos Subuhana, além da representante da Assessoria de Relações Institucionais da Unilab, Camila Diógenes. Também integraram a Missão a pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), Maurilane Biccas, e o pesquisador da Ong Ação Educativa, Roberto Catelli.
Durante as incursões de pesquisa, documentos foram coletados; espaços educativos foram visitados; reuniões com dirigentes da DINAEA e formadores em Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram realizadas; e imagens captadas para o Memorial Fotográfico do ECOSS.
O primeiro compromisso da agenda foi a participação no XXII Encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), oportunidade na qual foram apresentados trabalhos sobre a Unilab.
Importantes reuniões foram realizadas, a exemplo do encontro do reitor e da comitiva da Unilab, com o Vice Ministro da Educação de Moçambique, Augusto Jonnes.
Durante a Missão, foi reafirmado o interesse pela efetivação do projeto bilateral Brasil-Moçambique-Programa de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, com assistência técnica da Unilab.
Um dos espaços visitados, durante a Missão Moçambique, foi a Universidade Pedagógica (UP). Fundada em 1985 como Instituto Superior Pedagógico, foi da UP que saíram os primeiros gestores educacionais do período pós-independência do país.
No Arquivo Histórico Nacional, a comitiva teve acesso a jornais do período revolucionário e a edições encadernadas da Revista Tempo, publicação fundada em 1970 e que, após a independência de Moçambique, em 1975, passou a apoiar a emancipação feminina.
II Missão Internacional em Moçambique
A II Missão Internacional da Unilab, em Moçambique, realizada no âmbito do projeto ECOSS, ocorreu em julho de 2013.
Foram objetivos da Missão assessorar a elaboração de projeto bi-nacional entre os Ministérios da Educação do Brasil e de Moçambique; realizar pesquisa histórica e recente relativa à EJA, com a identificação de documentos oficiais e balizadores das políticas públicas e estratégias educacionais no contexto atual; coletar documentação de materiais didáticos da EJA (manuais, guias de professores etc.).
A agenda da Missão foi articulada com o diretor nacional de Alfabetização e Educação de Adultos (DINAEA/Ministério da Educação de Moçambique), Laurindo Nhacune e integrantes de sua equipe.
Um momento importante da missão foi a pesquisa nos acervos de documentação de Educação de Jovens e Adultos, no Arquivo Histórico, que funciona na Universidade Eduardo Mondlane, e na Biblioteca do Ministério da Educação.
Foi realizado o Seminário de Formação da Equipe Técnica, com a abordagem dos temas “Projeto Político Pedagógico (PPP) para EJA” e “Avaliação”. A proposta foi apresentar e discutir a experiência do projeto “Educar para Mudar”, realizado há 15 anos pela professora Maurilane Biccas, no estado de São Paulo. Este projeto atende atualmente aproximadamente oito mil alunos, possui 400 educadores, 40 coordenadores pedagógicos e uma equipe técnica composta por quatro pessoas.
Além disso, foi apresentada e discutida a importância da avaliação dos processos de ensino e aprendizagem, além do diagnóstico das habilidades de leitura e escrita dos alunos, com base nas avaliações desenvolvidas no projeto “Educar para Mudar”, no início do ano e ao final, para oferecer uma visão dos avanços dos alunos no processo de alfabetização.
No que se refere à pesquisa, foram analisados um conjunto significativo de livros, cartilhas de alfabetização, revistas, jornais, relatórios e censos sobre a Educação de Jovens e Adultos em Moçambique.
A expectativa de apoio do Brasil, por meio do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), em relação à formação de professores de Educação de Jovens e Adultos em Moçambique, é bastante grande. As demandas já haviam sido apontadas e registradas no relatório da I Missão Internacional a Moçambique e todas foram reiteradas.