Em fevereiro de 2012, o Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS) realizou Missão em Guiné Bissau, numa articulação direta com a Direção Geral de Alfabetização de Jovens e Adultos do Ministério da Educação daquele país e com o apoio da Embaixada do Brasil.
Participaram da Missão técnicos/as e docentes-pesquisadores/as da Unilab, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Durante as incursões de pesquisa, documentos foram coletados e imagens captadas para a produção de vídeos documentários e registro de um memorial fotográfico.
A agenda incluiu encontro com o ministro da Educação de Guiné Bissau, à época, Artur Silva; reuniões com a Direção Geral de Alfabetização de Jovens e Adultos e com a Direção Geral de Ensino Superior, além de encontros com autoridades do país e visita ao Unicef.
Incursões de pesquisa no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), em comunidades e espaços educacionais marcaram a Missão, além de reunião com o Instituto Nacional de Formação Técnica e Profissional (Inafor). A equipe do ECOSS conheceu o projeto Artissol, que resgata a tradição da tecelagem.
A realização do Seminário Unilab e Cooperação Solidária contou com a presença do embaixador do Brasil, Jorge Kadri; do deputado Lucio Alcântara; além de ampla participação de autoridades educacionais, de organismos internacionais e de representações da sociedade civil.
A embaixada brasileira mediou o contato do ECOSS com empresas locais de comunicação, com o objetivo do levantamento de imagens históricas para compor o documentário a ser elaborado pelo ECOSS.