De Francisco Weyl | Tribuna Do Salgado
Realizado pela Câmara Municipal da Praia, com apoio do Ministério da Cultura, começa nesta sexta, 21/11, o primeiro Festival Internacional de Cinema da Praia – Plateau. O certame ficará em cartaz até dia 30/11, com exibição de filmes de 14 países, divididos entres as mostras competitivas e paralelas.
Portugal, Cabo Verde e Brasil lideram o número de inscritos, respectivamente, com 17, 15, e 13, filmes. Estados Unidos e Índia enviaram 2 filmes, cada. E com apenas um filme a concurso estão concorrendo ainda os europeus Espanha, e França; e os africanos Angola, Senegal, Moçambique, Guiné-Bissau. Dos 17 filmes portugueses inscritos, quatro tem Cabo Verde como tema.
Dos filmes que vão a concurso, constam 12 de origem cabo-verdiana; 10, de origem portuguesa; além de 1 filme do Reino Unido; 1 indiano; e 1 francês. As mostras oficiais acontecerão no Cine-teatro da Praia.
As mostras não competitivas acontecerão no Palácio da Cultura Ildo Lobo e no Cine-Praia (shopping). O Festival também disponibilizará mostras não competitivas para áreas sem acesso a arte cinematográfica, portanto, criando e formando plateias. Denominada Filmes nos Bairros, o projeto é da responsabilidade da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, através de seu coordenador, o Júlio Silvão. Esta mostra leva oito filmes para São Francisco; São Tomé; Achada frente; Vila Nova; São Martinho; Trindade; Bela Vista; e São Filipe.
Acontecerão ainda mostras de filmes infantis, e diversos máster class, tertúlias e diálogos, além do Fórum Plateau, que reunirá, no dia 27/11, os realizadores presentes no Festival.
O objetivo é discutir a condição atual do cinema africano bem como apontar estratégias de avanço deste setor em Cabo Verde, com a escritura e assinatura de um documento que orientará políticas audiovisuais no país.
Uma reunião realizada na tarde de hoje entre o Vereador Antônio Carlos Lopes da Silva, que comanda o Pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Praia, que é a grande patrocinadora do festival, buscou solucionar alguns gargalos de forma a que o #PLATEAU aconteça de acordo com o livre espírito artístico.
(Na foto, o diretor da Tribuna do Salgado Francisco Weyl, ao lado dos organizadores do PLATEAU, entre estes José Eduaro – diretor de cultura (CMP); Ivan Santos – Coordenador do Plateau; César Schifield – do Ministério da Cultura; Antônio Carlos Lopes da Silva,, Vereador do Pelouro da Cultura (CMP); Guenny Pires (realizador); e Júlio Silvão (Associação de Cinema de Cabo Verde).
Fonte: <http://migre.me/ndcp4>, em 20 de novembro de 2014.
Ver Todas