Os países de língua portuguesa se reúnem para a V Oficina sobre Educação e Formação de Jovens e Adultos, em Luanda, Angola, entre 18 e 20 de julho. O encontro é uma iniciativa da Rede de Cooperação Sul – Sul da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que recebe o apoio da UNESCO.
Desde a sua criação em 2006, a Rede de Cooperacão Sul – Sul da CPLP no campo de Educação de Jovens e Adultos tem se tornado um espaço de articulação intergovernamental cujo principal objetivo é apoiar as capacidades de cada país para atender as metas nacionais já estabelecidas e os compromissos internacionais contidos nas Metas de Desenvolvimento do Milênio, na iniciativa de Educação para Todos, na Década das Nações Unidas para a Alfabetização 2003-2012 e no Marco de Ação de Belém, aprovado durante a VI Conferência Internacional da Educação de Adultos . Participam da Rede: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
“Entendemos a Rede como um mecanismo para ajudar os países membros a enfrentar os efeitos desastrosos da crise econômica mundial”, afirma Timothy Ireland, professor da Universidade Federal da Paraíba e coordenador da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. “Para os países membros da Rede, a educação constitui um dos principais desafios para o qual o trabalho em rede permite uma resposta mais coletiva, solidária e eficiente”, acrescenta.
O 5º encontro enquadra-se no Marco de Ação de Belém e reconhece que o exercício do direito à educação de jovens e adultos é condicionado por aspectos políticos, governança, financiamento, participação, inclusão, equidade e qualidade. Neste sentido, “o encontro oferece uma oportunidade para fazer um balanço da implementação do Marco de Ação de Belém”, conclui o professor.
A oficina será aberta pelo vice-presidente da República de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
Fonte: <http://migre.me/ncYKg>, em 17 de julho de 2012.
Ver Todas