O artigo “Circuito Intercultural e Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA): Diagnóstico e Diálogos no Contexto Loco-Regional e da Cooperação Sul-Sul” foi aprovado no 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, da professora Jacqueline Cunha da Serra Freire e dos estudantes Assis Anderson Ribeiro da Silva e Cicley Dias do Sacramento, é um dos produtos do projeto de extensão CIVEJA, vinculado ao Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
O trabalho objetivou apresentar os resultados do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), que registra múltiplos olhares sobre as vivências em Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Maciço do Baturité, no interior do Ceará, e nos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palop), que integram o ECOSS.
O diagnóstico participativo foi realizado em quatro municípios do Maciço do Baturité, região onde a Unilab atua. Foi desenvolvido um mapeamento de elementos da realidade da EJA, nos municípios que constituem o Maciço do Baturité. Além disso, foram identificadas demandas de formação de professores/as e gestores/as, a fim de subsidiar ações institucionais da Unilab.
A metodologia do diagnóstico participativo é referenciada em três pilares básicos: a participação, o comportamento e as técnicas de levantamento de campo.
Os resultados da pesquisa mostram que os municípios revelam esforços concentrados em fomentar ações que fortaleçam a EJA, dinamizando projetos educativos sintonizados com a realidade local e os desafios contemporâneos. A demanda por profissionalização traduz a perspectiva de implementar políticas inclusivas, aliada a processos de valorização das diversidades e diferenças. O artigo ressalta que a experiência do circuito de diálogo intercultural entre sujeitos educativos da EJA de países parceiros com uma história comum, com um passado que irmana africanos dos Palop e brasileiros, constitui-se em oportunidades múltiplas, que envolvem a troca de experiências, saberes e sabores, além do conhecimento de programas e experiências de EJA, no contexto da cooperação sul-sul.
Durante o Congresso, realizado de 19 a 22 de maio de 2014, a equipe do CIVEJA acompanhou mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e rodas de conversas temáticas em Educação de Jovens e Adultos. A equipe coordenou uma roda de conversa, com o tema “Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e as pesquisas em países africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, atividade integrada na comemoração alusiva da Casa Brasil-África da UFPA.
Fonte: Assis Anderson Ribeiro da Silva – Graduando em Ciências da Natureza e Matemática – Licenciatura e Bolsista da Unilab.
Ver Todas