Exposição

Apoio e Financiamento

Apoio

Realização

Apoio

Sites Relacionados

Reuniões
Internacionais

II Reunião Técnica Internacional – II RTI – 2011

Realizada em dezembro de 2011, em João Pessoa, capital da Paraíba, no Brasil, a II RTI foi uma iniciativa integrada do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS); da Cátedra Unesco de EJA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos do Nordeste; da Rede de Cooperação Sul-Sul entre os Países de Língua Oficial Portuguesa sobre Educação de Jovens e Adultos.

Durante a iniciativa, a coordenadora do ECOSS, Jacqueline Freire, apresentou o Planejamento Participativo e Integrado do ECOSS.

O evento consistiu em um conjunto de reuniões de trabalho para a discussão de atividades e informações referentes ao trabalho desenvolvido no campo da Educação de Jovens e Adultos, no contexto da cooperação Sul-Sul entre os Países de Língua Oficial Portuguesa. A ideia é buscar uma integração maior entre os projetos e as atividades que estão sendo desenvolvidas por diversos parceiros na Rede. Por isto, o Ministério da Educação do Brasil, a Representação da Unesco no Brasil, a Cátedra da Unesco de EJA e a Unilab tomaram a iniciativa de propor a Reunião Técnica Internacional que também possibilitou o planejamento da V Oficina da Rede, programada para Angola, em julho de 2012.

Participaram da II Reunião representantes dos Ministérios da Educação de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique. Na oportunidade da II RTI contou-se ainda com a participação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (Niephe) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), que passou a integrar a rede ECOSS.

A iniciativa é apoiada e financiada pela Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (DPAEJA/SECADI/MEC).

Medalha Paulo Freire

Um dos destaques da II RTI foi a Cerimônia de Entrega da Medalha Paulo Freire às experiências de EJA selecionadas em 2011 como exemplos de boas práticas. Os autores de cinco experiências em educação de jovens e adultos foram premiados na solenidade, realizada, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Em 2011, concorreram à Medalha Paulo Freire 72 trabalhos desenvolvidos nas cinco regiões do país. Foram vencedores os projetos nos estados do Acre, Ceará, Mato Grosso, São Paulo e do Rio Grande do Sul. A comissão julgadora escolheu experiência da prefeitura de Teresópolis (RJ) para receber menção honrosa.

Promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, a Medalha Paulo Freire é concedida a iniciativas nas áreas de políticas, programas e projetos que ajudem a reduzir o analfabetismo e que possibilitem a jovens e adultos continuar os estudos na educação básica. A premiação é o reconhecimento de ações e políticas bem-sucedidas. Sua concessão não está vinculada a prêmio em valor de qualquer natureza.

Fonte: <http://migre.me/mD9M9>, em 8 de dezembro de 2011.