Realizada em maio de 2013, nos dias 24 a 26 de maio, no Campus da Liberdade, sede da Unilab em Redenção, no Ceará/Brasil, a III RTI foi liderada mais uma vez pelo Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS/Unilab) com parceiros locais, nacionais e internacionais. A Rede de Cooperação Sul-Sul entre Países de Língua Oficial Portuguesa sobre Educação de Jovens e Adultos, que aglutina representação dos Ministérios da Educação desses países, participou ativamente da III RTI, com dirigentes de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe.
Para além da representação governamental desses países, a III RTI teve expressiva participação da sociedade civil, não apenas do Brasil com a Ação Educativa e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Campanha Brasileira –, como também pela presença de lideranças da Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos (RNCEPT) de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe. Participou ainda da III RTI a Open Society e representação de uma rede da sociedade civil de Portugal.
A III RTI foi integrada com a II Reunião Técnica da Comissão Técnica Nacional de Diversidades para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros (CADARA), que se constitui num órgão técnico vinculado ao Ministério da Educação, de natureza consultiva e propositiva, instituído pela Portaria Nº 4.542 de 28 de dezembro de 2012. A reunião da CADARA se realizou no contexto de dez anos de implementação da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas e privadas brasileiras, em decorrência da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pela Lei Nº 10.639/2003. Na programação da III RTI foi celebrado no dia 25 de maio o aniversário de três anos de inauguração da Unilab, data essa significativa em que também se comemora o Dia da África.
No decorrer da III RTI realizou-se o Circuito Intercultural e Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA), iniciativa do ECOSS que entre outros propósitos objetivou a integração entre parceiros internacionais e locais, o intercâmbio de experiências. Na sequência da III RTI realizou-se Oficina de Pesquisa integrada entre o ECOSS e o Programa de Cooperação Sul-Sul pelo Direito à Educação entre Países Lusófonos, liderado no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Campanha Brasileira. A Oficina contou com a participação de representação da sociedade civil dos PALOP com lideranças da RNCEPT e da Open Society Foundation, particularmente do Education Support Programme.