Exposição

Apoio e Financiamento

Apoio

Realização

Apoio

Sites Relacionados

Missões
Internacionais

Missão Cabo Verde

I Missão Internacional em Cabo Verde 

Em fevereiro de 2012, foi realizada, em Cabo Verde, a I Missão Internacional do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Participaram da Missão técnicos/as e docentes-pesquisadores/as da Unilab, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Durante as incursões de pesquisa, documentos foram coletados e imagens captadas para a produção de documentários em vídeo e registro de um memorial fotográfico.

A Missão ECOSS em Cabo Verde foi articulada com a Rede de Cooperação Sul-Sul entre Países de Língua Portuguesa sobre Educação de Jovens e Adultos, liderada pela Direção Geral de Educação e Formação de Adultos (DGEFA), do Ministério da Educação e Desporto de Cabo Verde (MED). O Diretor da DGEFA, Florenço Varela, acolheu e acompanhou a missão por toda a Ilha de Santiago.

As incursões de pesquisa contemplaram visitas a sete municípios da Ilha de Santiago, ao Arquivo Histórico Nacional, à Biblioteca Nacional, à Ribeira Grande/Cidade Velha, a escolas e espaços educativos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi visitado o Campo de Concentração do Tarrafal, criado pelo governo português em 1936, com o objetivo de afastar presos sociais e políticos da metrópole.

Atualmente, a prisão está desativada. No local, está em andamento projeto de preservação e de musealização do Campo de Concentração do Tarrafal.  Foram realizadas ainda entrevista ao Programa Discurso Direto e reuniões com a Reitoria e Chefias de Departamento da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

II Missão Internacional em Cabo Verde

A II Missão Técnica do ECOSS a Cabo Verde aconteceu em outubro e novembro de 2012, com atividades na capital Praia, na Ilha de Santiago.

Incursões de campo foram realizadas nessa Missão, incluindo visita ao Campo de Concentração no Tarrafal. Durante a Missão, foram realizadas ainda visitas ao Centro Histórico e a pontos importantes de Praia, como Cidade Velha e Fortaleza de São Filipe, onde foram feitos registros fotográficos. 

A Missão incluiu a realização de parte da pesquisa “Mapeamento das tecnologias e mídias educacionais utilizadas nos Países de Cabo Verde e Brasil na região do Maciço de Baturité”, projeto de pesquisa coordenado pelo professor John Hebert e desenvolvido junto ao Programa Ecoss e à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unilab. 

Participaram da Missão a Coordenadora do ECOSS, Jacqueline Freire, à época Pró-reitora de Graduação da Unilab; a coordenadora acadêmica da Cátedra Unesco/Unilab Educação e Inovação para a Cooperação Solidária, Sofia Lerche; os integrantes do ECOSS, professor John Hebert e o técnico-administrativo Robério Nery; além dos integrantes da ONG Ação Educativa, parceira na criação do ECOSS, Salomão Ximenes e Luís Serrão.

Durante a II Missão, em Cabo Verde, o ECOSS participou da Oficina de Planos Locais de Educação do Programa de Cooperação Sul-Sul pelo Direito à Educação entre Países Lusófonos (PCSS-Lusófonos); promoveu com parceiros nacionais e internacionais a Jornada Acadêmica Educação, Cooperação Solidária e Formação em Redes e o Colóquio Educação e Cooperação Sul-Sul Solidariedade e Participação Social em Rede; além de integrar a Reunião Sub-regional da CONFITEA VI.