Exposição

Apoio e Financiamento

Apoio

Realização

Apoio

Sites Relacionados

Missões
Internacionais

Missão África do Sul

A Missão África do Sul consistiu na participação da representante do ECOSS, professora Maurilane Biccas, no “Workshop Colonial Education in Africa: connecting histories of education through text, image, voice, memory and word” [Educação Colonial na África: conectando histórias da educação a partir do texto, imagem, voz, memória e palavra]. A iniciativa foi realizada, em julho de 2013, na “University of Cape Tow“, na África do Sul.

Evento promovido pelo International Standing Committee for the History of Education (ISCHE), foram programados dois dias intensos de trabalho voltados a apresentação e a discussão de pesquisas realizadas em várias partes do mundo, as quais vêm tematizando a educação e a história da educação em África.

Os países e seus respectivos pesquisadores, representados neste Workshop, foram: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Estados Unidos, Congo, França, Japão, México, Noruega e Portugal. A única participação brasileira foi possível pelo apoio do projeto ECOSS, que viabilizou a presença da professora Maurilane Biccas nesta iniciativa de investigação sobre a história da educação em países do continente africano.

O ISCHE, nos últimos anos, tem definido como uma das dimensões de sua missão apoiar pequenas reuniões de pesquisadores em regiões com poucos ou sem nenhum suporte nacional para o financiamento de pesquisas sobre a história da educação, com o objetivo de inspirar novas pesquisas e comunicação inovadora entre estudiosos.

O Workshop teve como objetivo incentivar diálogos sobre pesquisas que tematizam a história da educação colonial africana e seus legados, por meio da utilização de diferentes métodos e abordagens, tais como: história oral, análise fotográfica, mídia, trabalho de memória, representação etc.

Os propositores do evento perceberam a importância do contexto colonial e pós-colonial africano, os múltiplos desafios existentes para os pesquisadores, cujos quais podem contar com a oportunidade de explorar novos métodos históricos, além da urgente necessidade de desenvolver redes entre os estudiosos desta área em todo o continente.

Ainda por ocasião do Workshop, foi realizada uma excursão com todos os participantes do momento na região de “Mamre Moravian Mission Station”, fundada no século 16, quando o governador da região do Cabo na época, Willem Adriaan van der Stel, estabeleceu uma região militar, para evitar o roubo de gado dos colonos moradores moravam no local.

“Mamre” foi originalmente fundada em duas fazendas, “De Kleine Post” e “Cruywagenskraal”, na área de “Groene Kloof”. Posteriormente, tornou-se um “Dutch East India Company”, fazenda de gado até 1791.

Em 1808, o governador da região do Cabo, Lord Caledon, exaltou sua administração pelo estabelecimento de uma missão realizada por dois missionários da Morávia da Alemanha, Kohrhammer e Schmidt. Casas com paredes caiadas de branco foram construídas por habitantes locais, que participaram da missão nos seus primeiros anos. As construções, com telhados de palha, foram dispostas em longas filas, formando um conjunto arquitetônico de estilo único. Um grande número destas casas foram restauradas no século XX, e, juntamente, com uma variedade de árvores frutíferas plantadas no local, permanecem como um testemunho dos missionários alemães. Foi também por meio desta missão que foi construída a primeira escola de formação de professores no século XIX.

Fonte: Profa. Maurilane Biccas (FEUSP, Pesquisadora/Colaboradora do Programa Ecoss).